Uma notícia anunciada agora no dia 13 de agosto, mostra que o sistema de compartilhamento de dados do open banking começou a entrar em vigor.
Dessa forma, esse sistema agora vai permitir aos clientes autorizarem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros nas instituições.
Ou seja, uma instituição financeira poderá acessar as informações de outra, caso o usuário tenha uma relação estabelecida com essa.
Portanto, tudo isso focando em facilitar ainda mais o seu acesso aos produtos e serviços bancários, e o melhor, que todos eles consigam se adaptar exatamente para o perfil do cliente.
Por fim, para que você consiga entender tudo isso de forma mais clara, falaremos tudo sobre essa atual notícia do compartilhamento de dados do open banking.
Antes de tudo, o que é o open banking?
De uma forma bem rápida para você entender, o open banking se trata de uma nova possibilidade de compartilhar informações entre diferentes instituições financeiras que são autorizadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil).
Além disso, o open banking vem para permitir que as contas bancarias consigam ser acessadas de diferentes plataformas, e não exclusivamente pelo aplicativo do seu banco, como ocorre atualmente.
No entanto, é claro que tudo isso ocorrendo de forma segura, conveniente e claro, bem ágil.
Atualmente, uma instituição financeira não consegue ter acesso no relacionamento do cliente com a outra, o que dificulta otimizar os serviços.
Tudo será feito em um ambiente seguro e tranquilo, que promete facilitar a vida de quem tem conta corrente em diversas instituições.
Outra coisa que você precisa saber é que o open banking só poderá acessar os dados e informações com a autorização do correntista.
Por fim, você também pode cancelar ele a qualquer momento.
Compartilhamento de dados do open banking: como funcionará essa nova etapa?
Caso você não saiba, o open banking ainda é algo que vem sendo adaptado aos poucos no país, funcionando a partir de etapas (fases).
Assim, você deve saber que cada etapa possui uma data específica, com a previsão para tudo ficar implementado até o fim do ano de 2021.
A notícia atual, publicada no dia 13/08 a respeito do compartilhamento de dados do open banking, faz parte da 2º etapa do processo.
Desse modo, com essa notícia, os clientes, se quiserem, poderão solicitar o compartilhamento entre instituições participantes de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados.
Esse compartilhamento só vai ocorrer se o usuário autorizar, e ele só vai ocorrer em finalidades especificas, e também por um prazo.
O que se sabe é que com essa notícia, é que agora os usuários poderão ter acesso a produtos e serviços que sejam próprios a seus interesses e adequados ao seu perfil.
Além disso, com esse acesso poderá surgir uma gestão e aconselhamentos sobre finanças pessoas mais personalizadas, prometendo muitos benefícios.
Por fim, as próximas fases do open banking estão por vir, e promete aprofundar tudo isso de forma ainda mais precisa.
A fase 3 e 4 estão com datas previstas para os dias 30/08/2021 e 15/12/2021 respectivamente.
Considerações finais
O que você achou sobre essa nova etapa do compartilhamento de dados do open banking que entrou em vigor?
Nos vemos em breve.